Morre no Rio de Janeiro o cartunista Jaguar, aos 93 anos

Durante a ditadura, ele lançou um de seus personagens mais conhecidos, o ratinho Sig, que foi mascote do jornal O Pasquim. Ele morreu de infeção respiratória e complicações renais.

Por AgênciaBrasil/https://agenciabrasil.ebc.com.br
3 Min


logo-agenciabrasil.svg

O cartunista Sérgio de Magalhães Gomes Jaguaribe, o Jaguar, morreu, neste domingo (24), no Rio de Janeiro. Ele estava internado no Hospital Copa D´Or.  ebc.png?id=1655645&o=rss ebc.gif?id=1655645&o=rss

Em nota, a assessoria de imprensa do hospital informou que o artista estava internado em razão de uma infecção respiratória, que evoluiu com complicações renais. "Nos últimos dias, estava sob cuidados paliativos. O hospital se solidariza com a família, amigos e fãs por essa irreparável perda para a cultura brasileira", diz o documento.


Notícias relacionadas:Jaguar começou a carreira, no ano de 1952, quando trabalhava no Banco do Brasil. Na ocasião, ele conseguiu publicar um desenho na coluna de humor Penúltima Hora no jornal Última Hora (RJ). Depois passou a publicar charges seus trabalhos na página de humor da revista Manchete (RJ). O pseudônimo, com o qual ficou famoso, foi uma sugestão de Borjalo. 

Durante a ditadura, lançou um de seus personagens mais conhecidos, o ratinho Sig, que foi mascote do jornal O Pasquim, do qual Jaguar foi um dos fundadores. O artista foi preso uma vez e enfrentou processos no período.


 


loading_v2.gif
captura_de_tela_2025-08-24_as_16.04.53.png?itok=Lmz2r0hq
Charge do cartunistas, Jaguar, de batismo Sérgio de Magalhães Gomes Jaguaribe. Foto ABI - Foto ABI

Confira a nota do hospital sobre a morte de Jaguar:



"O Hospital Copa D’Or informa, com pesar, o falecimento do Sr. Sérgio de Magalhães Jaguaribe, conhecido como Jaguar, aos 93 anos, na tarde deste domingo. O paciente se encontrava internado em razão de uma infecção respiratória, que evoluiu com complicações renais. Nos últimos dias, estava sob cuidados paliativos. O hospital se solidariza com a família, amigos e fãs por essa irreparável perda para a cultura brasileira".



 


loading_v2.gif
captura_de_tela_2025-08-24_as_16.04.30.png?itok=Tp69koB0
Charge do cartunistas, Jaguar, de batismo Sérgio de Magalhães Gomes Jaguaribe. Foto ABI - Foto ABI Homenagens

Nas redes sociais, artistas colegas de Jaguar fizeram homenagens e lamentaram a morte do cartunista. O chargista Arnaldo Angeli Filho escreveu que Jaguar foi o "maior" e é merecedor de todas as reverências pela arte que deixou. 



"Dono do traço mais rebelde do cartum brasileiro. Seguimos aqui com sua bênção", disse.  



A cartunista Laerte Coutinho, em postagem no X, referiu-se ao ídolo como "mestre querido". Outro cartunista, Allan Sieber lembrou que, quando mudou para o Rio de Janeiro, Jaguar chegou a editar o livro dele "Assim rasteja a humanidade".    
O chargista Genildo Ronchi destacou, também em postagem nas redes, que o mundo conhece a importância do legado do Jaguar. Chico Caruso, em entrevista à TV Globo, considerou que a morte do artista é uma perda irreparável para o humor e para o Brasil. 


*Matéria ampliada às 17h36 para acrescentar manifestações de artistas sobre a morte de Jaguar


Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/cultura/noticia/2025-08/morre-no-rio-de-janeiro-o-cartunista-jaguar-aos-93-anos
FONTE: https://agenciabrasil.ebc.com.br/cultura/noticia/2025-08/morre-no-rio-de-janeiro-o-cartunista-jaguar-aos-93-anos