Semed promove evento de conscientização no Agosto Lilás com foco no combate à violência contra a mulher

Encontro reuniu servidoras, especialistas e representantes da rede de proteção para fortalecer ações de prevenção e apoio às mulheres em Porto Velho.

Por News Rondônia
3 Min

Em alusão ao Agosto Lilás — mês de enfrentamento à violência contra a mulher — a Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Porto Velho realizou, na manhã desta quarta-feira (6), um evento de acolhimento, reflexão e fortalecimento da rede de apoio às mulheres. A ação ocorreu no estacionamento da sede da Semed e contou com a participação de servidoras, gestores públicos, especialistas e representantes de instituições de proteção à mulher.

Com uma programação voltada à conscientização e informação, o encontro buscou ampliar o diálogo sobre o enfrentamento à violência de gênero e reforçar o papel da educação como agente de transformação social. O evento também contou com a presença de servidores homens, promovendo um ambiente de escuta e engajamento coletivo.

O secretário municipal de Educação, Leonardo Leocádio, destacou o papel estratégico da escola na formação de cidadãos mais conscientes e respeitosos. “Este encontro é um gesto simbólico e prático do nosso compromisso com o respeito, com a dignidade e com a segurança das mulheres”, afirmou.

Semed promove evento de conscientização no Agosto Lilás com foco no combate à violência contra a mulher - News Rondônia
Semed promove evento de conscientização no Agosto Lilás com foco no combate à violência contra a mulher - News Rondônia

Entre as palestrantes, a advogada e especialista em direitos das mulheres, Miriam Pereira, abordou os tipos de violência previstos na Lei Maria da Penha, enfatizando a importância do reconhecimento da violência psicológica. “Muitas mulheres ainda não percebem que estão em situação de violência. Por isso, momentos como este são fundamentais para promover informação e empatia”, pontuou.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Leni de Souza, reforçou a necessidade de articulação entre as instituições. “O enfrentamento à violência contra a mulher não é uma tarefa isolada. Requer escuta ativa, diálogo permanente e políticas públicas comprometidas”, declarou.

A diretora do Departamento de Políticas Públicas Educacionais, Vera Lúcia Borges, reforçou a importância de inserir o debate sobre gênero nas escolas desde a infância, como forma de prevenção. Já Itaci Ferreira, integrante da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, destacou a força da empatia: “Toda mulher conhece outra mulher que já sofreu violência. Precisamos ser rede e estar atentas umas às outras.”

O evento encerrou com um momento de confraternização e reafirmação do compromisso da Semed com a causa, reforçando o papel da educação no combate às desigualdades e na promoção de uma sociedade mais justa e igualitária.



Fonte: https://newsrondonia.com.br/noticias/2025/08/06/semed-promove-evento-de-conscientizacao-no-agosto-lilas-com-foco-no-combate-a-violencia-contra-a-mulher/

FONTE: https://newsrondonia.com.br/noticias/2025/08/06/semed-promove-evento-de-conscientizacao-no-agosto-lilas-com-foco-no-combate-a-violencia-contra-a-mulher/
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://rondonianahora.com.br/.