Biomanguinhos firma parceria para suprir demanda do país por insulina
Acordo prevê transferência de tecnologia para produção do hormônio.
O Ministério da Saúde formalizou com a empresa de biotecnologia Biomm e a farmacêutica chinesa Gan&Lee uma Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) de insulina glargina, para que o produto passe a ser 100% nacional, reduzindo a dependência externa. A meta é a produção e entrega de 20 milhões de frascos do medicamento ainda em 2025.
Notícias relacionadas:
- Rastreamento de câncer de intestino identifica lesões em 231 pacientes.
- Saúde amplia acesso a medicamento para pacientes com doença falciforme.
- Filme e projeto educacional alertam para racismo no atendimento médico.
A partir da PDP assinada nesta semana, o Ministério da Saúde garante a transferência da tecnologia – atualmente da farmacêutica chinesa Gan&Lee – para o Brasil, por meio de Biomanguinhos, para que o produto passe a ser 100% nacional, reduzindo a dependência externa.
O Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) dessa insulina será produzido integralmente na planta da Fiocruz em Eusébio (CE), a primeira planta produtiva de insulina da América Latina.
Ao final do projeto, em até 10 anos, a produção poderá atingir 70 milhões de unidades anuais, atendendo à necessidade da população brasileira por insulina glargina.
Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2025-04/biomanguinhos-firma-parceria-para-suprir-demanda-do-pais-por-insulina